Oficina do Micro - Conselheiro Lafaiete - MG - 31 3763-3773
Incio    
LOGIN


31 98892-7261
31 98802-0643
31 99766-6120
31   3763-3773

                                         
 
GERANDO O INVENTÁRIO ANUAL

GERANDO DE INVENTÁRIO

 

Inventário (alt-1-1-A-3)

 

            O inventário é um procedimento utilizado periodicamente pelas empresas para gerar uma totalização dos estoques e fornecer este um relatório quantitativo para a contabilidade. Existem diversos objetivos para o mesmo mas o principal tem relação com a apuração de estoque e analises contábil.

 

 

 

 

            O primeiro passo na utilização do inventário é a sua criação e para isso é necessário utilizar a opção do menu acima, 3 - Gerar Inventário (alt-1-1-A-3-3) no menu do sistema como na próxima ilustração.

 

 

            O inventário é emitido no inicio de cada ano, então cada inventário terá a data do último dia do ano anterior.

 

 

Obs.: Se for gerado o inventario em uma data e depois for gerar de novo na mesma data será preciso excluir esse inventario e depois gerar novamente ou então, poderão existir dois inventários com mesma data, podendo ser excluído um deles posteriormente.

 

 

 

 

            No Campo acima digite a data do último dia do ano = 31/12/AAAA

 

                    Selecione o motivo do Inventário: Para final de Ano use – Final no Período

 

 

 

            Após dar o inicio o sistema executará a geração do inventário em três partes de processamento, isso pode demorar um pouco dependendo da configuração do computador e da quantidade de produtos cadastrados,  o sistema não deve ser interrompido.

 

 

Tela de processamento – Parte 3

 

 

 

            Quando este processamento terminar a janela se fechará liberando o sistema para uso, então será possível realizar outras tarefas como: impressão, consultas e exclusão.

 

 

 

 

 

 

Consulta/Atualização/Impressão dos Inventários e exclusão (alt-1-1-A-3-2)

 

            O objetivo desta consulta é a verificação bem como de emissão do relatório do inventário efetuando filtros e demais analises referentes ao mesmo

 

Ilustração 53

 

            Escolha o período gerado para consultar

 

 

           

            A janela abaixo mostra as informações sobre os produtos gerados no inventário do período selecionado. Será possível efetuar filtros bem como emitir o relatório com diversas formas de ordenação, alfabética, por grupo/subgrupo, agrupamentos entre outros. Também é nesta tela que será possível excluir o inventário atualmente selecionado, bastando clicar no botão excluir e seguir os passos.

 

 

 

           

 

 

Segue abaixo um modelo de impressão do inventário.

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


            É importante utilizar o botão TOTALIZAR, pois ele poderá sinalizar algum erro no estoque mostrando valores muito absurdos que poderão ser causados por erros de lançamento no estoque ou nos valores do custo médio de um produto. Abaixo temos um exemplo de valores absurdos.

 

 

Dica: Utilize o controle de impressão para que possa imprimir o inventário por partes.

 

 

 

 

IMPRESSÃO DO INVENTÁRIO

            Para executar esta tarefa é ideal que não apareçam erros de estoque negativo, e para que  não imprimir isso execute o filtro com estoque e use a opção imprimir valor de compra e clique em imprimir inventário, com mostramos abaixo:

 

 

 

Consulta/Atualização Produtos com seus Inventários (alt-1-1-A-3-1)

 

 

                       

 

 

 

 

            Para consultar seus produtos é necessário filtrar, temos varias opções de filtro para esse MENU nesse caso foi utilizado sem estoque.

 

 

            Na tela acima é exibido á esquerda a listagem dos produtos e na tela à direita a listagem do inventário onde o produto consta.

 

 

 

 

 

 

 

 

Controle de Impressão

 

Objetivo: Através deste controle será possível imprimir páginas individualmente no sistema.

Método: No rodapé do sistema dê 2 cliques na palavra impressora como mostra a figura abaixo.

 

 

 

Após clicar será exibida a tela abaixo.

 

 

 

 

 

 

            Selecione as seguintes opções: Paginar Relatório e acesse novamente para clicar em Tela, assim, sempre que for imprimir um relatório este aparecerá na tela e então bastará clicar na impressora a esquerda para que a tela de controle apareça.  

 

Tela de relatório quando impresso inicialmente na tela

 

Tela de controle de impressão

 

 

Na tela acima é possível escolher quais páginas deseja imprimir de qualquer relatório.

 

 

 

 

 

 

 

 

INVENTÁRIO SEM IMOBILIZADO.

 

            Alguns clientes informam que algumas CFOPs não devem aparecer em seus inventários. Para que isso não aconteça é importante informar ao cliente que na consulta de CFOPs cadastradas há opções de parâmetro.

 

Exemplo

 

 

 

OPÇÕES:

 

1 - Não movimentar estoque ao cadastrar NF (útil para inventário).

 

R.: os produtos cadastrados após a marcação desta opção e uso desta CFOP, não criarão movimentação no estoque, nem de entrada ou saída. Devendo o respectivo produto ter seu estoque total zerado inicialmente e permanecer com estoque zerado. Desta forma não apareceram no inventário se estiver utilizando o filtro COM ESTOQUE.

 

2 - Não somar valor do produto no Contas a Pagar

 

R.: Opção feita para situações onde alguns produtos na Nota não vem cobrando na duplicata, normalmente isso ocorre quando é bonificado.

 

3 - Ignorar Nota fiscal no Livro Fiscal

 

R.: Utilizada para tipo de nota que não precisa ser gerada para o livro fiscal.

(Ex.: nota de serviço ).

 

4 - Não gerar Contas a Pagar da Nota Fiscal

 

R.: Utilizada quando o CFOP não gera duplicata  para contas a pagar. Ex.: CFOP de remessa de mercadoria

 

5 - Não somar valor do IPI no contas a pagar.

 

R.: Quando a duplicata vem sem o valor do IPI.

 

 

 

 

OBSERVAÇÕES

 

 

  1. No caso de CFOP’s que não deveriam entrar no inventário a solução é cadastrar a nota de entrada com a opção um (1 - Não movimentar estoque ao cadastrar NF) marcada, assim a nota ou o produto que receber a referida CFOP não serão gerados para o inventário do ano seguinte.

 

  1. No caso de correção lançamentos anteriores de inventário, para que produtos ou notas não apareçam em inventário gerado será necessário alterar a data do sistema para o período requerido, fazer as alterações necessárias de CFOP e itens de nota. Voltar a data correta e somente após todos os acertos é que deverá ser gerado um novo inventário constando as alterações realizadas.

 

  1. O botão atualizar no inventário, ajusta apenas QTD e Custos. Se for fazer qualquer mudança nas quantidades é preciso que voltar a data do computador para o período antes da data de geração do inventário.

 

  1. Acertos de quantidade em estoque só poderão ser feitos com mudança a da data, caso contrário a alteração não aparecerá. Bastará então gerar novamente o inventário, na data atual, que as mudanças  aparecerão. Poderá até ter mais de um inventário gerado, depois basta excluir o que não quiser.
  1. O botão atualizar no inventário, ajusta apenas QTD e Custos. Se for fazer qualquer mudança nas quantidades é preciso que voltar a data do computador para o período antes da data de geração do inventário.

 

 

 

 


 
     
 


O emissor do Governo (SEFAZ) será descontinuado em breve e é melhor sua empresa estar preparada.
     

CT-e e MDF-e

NOTA FISCAL - NF-E

CUPOM FISCAL

NFC-e

REGIÃO DA ZONA DA MATA- MG
REGIÃO DO ALTO PARAOPEBA - MG

Conselheiro Lafaiete | Congonhas | Ouro Branco
São Bras do Suaçui | Jeceaba | Lagoa Dourada
Resende Costa | Barbacena | São João Del Rei
Piranga | Barbacena | Santos Dumont
Juiz de Fora -MG

VENDA

CONSULTORIA

SUPORTE